Oi pessoas…

Hj resolvi escrever denovo sobre horóscopo…

Dessa vez, sobre uma curiosidade do meu signo… Sagitário…
Já escrevi sobre ele no blog, no post “Ságitário, de Novembro do ano passado…
Só pra situar, aki vão algumas informações sobre a constelação de Sagitário… Se quiserem saber mais sobre o signo, leiam o post… =)

Sagittarius, o Arqueiro, é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Sagittarii. O centro da Via Láctea se encontra nesta constelação.
As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Aquila, Scutum, Serpens Cauda,Ophiuchus, Corona Australis, Telescopium, Microscopium e Capricornus. Na mitologia grega está relacionado com Quíron, um centauro mestre em Medicina. Sagittarius é o género da ave de rapina secretário.

Pois bem… o post é justamente sobre a ave de nome destacado em negrito aí em cima. Achei curioso uma ave ter uma relação com um signo… então resolvi pesquisar, e achei isso ai…


O secretário ou serpentário (Sagittarius serpentarius) é uma ave de rapina diurna, a única espécie da família Sagittariidae. O seu nome é tradicionalmente devido à plumagem da cabeça, que faz lembrar as penas usadas antigamente para escrever, mas é na verdade uma corrupção do árabe saqr-et-tair que significa ave caçadora. O secretário habita todas as regiões da África a sul do Sahara, excepto zonas de floresta densa. O seu habitat preferencial é a savana, sendo também comum em áreas semi-desérticas ou com florestação esparsa.
O secretário é uma ave de grande porte, com cerca de 1,5 m de altura e cerca de 2 metros de envergadura. As fêmeas são ligeiramente menores que os machos, mas a espécie não apresenta dimorfismo sexual significativo. A plumagem é cinzenta, com a cauda, ponta das asas e coxas negras. A cabeça é pequena, com faces alaranjadas, e termina num bico curto e encurvado típico das aves de rapina. Na parte de trás da cabeça o secretário apresenta uma crista característica de penas pretas. As patas do secretário são muito longas e terminam em garras afiadas.
O secretário vive habitualmente em casais, por vezes em grupos de 3 a 4 aves. Esta ave desloca-se sobretudo em terra, caminhando a cerca de 3 km/h, mas é uma excelente voadora que prefere planar nas correntes de ar ascendentes como os abutres. A sua alimentação é sobretudo à base de serpentes, podendo também consumir roedores e anfíbios. O secretário mata as presas com as patas, menos frequentemente com o bico, que usa apenas para dominar animais de pequeno porte.
A época de reprodução varia consoante a distribuição geográfica entre Agosto e Dezembro. O casal constrói um ninho tipo plataforma, com cerca de 1,5 m de diâmetro, no topo de árvores ou arbustos altos. A construção é geralmente reaproveitada pelo casal de ano para ano. Cada postura contém em média dois ovos alongados, de cor cinzenta azulada, que são incubados pela fêmea durante 40-46 dias. Durante este período, a fêmea não abandona o ninho e é alimentada pelo seu parceiro. As crias permanecem no ninho durante cerca de dois meses e são cuidadas pelos dois pais. Aos três meses são já independentes.
O secretário não se encontra em perigo de extinção mas é incomum em toda a sua distribuição geográfica graças à sua baixa densidade populacional. Os fósseis mais antigos desta ave foram encontrados em França, em formações geológicas do Miocénico.




Classificação científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Ciconiiformes Falconiformes
Família: Sagittariidae
Gênero: Sagittarius
Espécie: S. serpentarius
Nome binomial: Sagittarius serpentarius
Miller, 1779


Escrevi isso, pq quando estava preparando o post “A misteriosa 13ª constelação…“, me deparei com a informação dessa ave na pesquisa, e quanto mais eu lia, mais idéias vinham na minha cabeça…

A constelação de Ophiucus estava afastada, e Sagitário de certa forma preencheu um pouco do seu espaço… A ave se chama Secretário, ou Serpentário, q seria o mesmo nome do 13° signo, porém, ela é da família Sagittarii, e ela caça serpentes… seria uma analogia dizer q o secretário seria um símbolo de uma espécie de ocupação do espaço da constelação, onde o Sagitário estaria caçando o Serpentário? Estaria caçando a serpente para q ela não entrasse no zodíaco?
Isso eu não sei… apenas pensei sobre essas coisas e resolvi escrever aki… =P

Confesso q esse post é simplesmente pq eu gosto muito do assunto, e como algumas das pessoas q lêem esse blog tb gostam, eu resolvi divulgar mais essa curiosidade, já q poucos conhecem a relação desse animal com o signo de Sagitário…


Abraço!