Oi pessoas…

Hj venho aki escrever novamente sobre um tema q eu gosto…

Zodíaco!

As pessoas q conhecem pelo menos um pouco, podem dizer os 12 signos do zodíaco com facilidade… o q algumas pessoas não sabem é da existência de uma 13ª constelação… o q significa q isso mudaria o quadro dos signos, q passariam tb a ser 13 no zodíaco… mas, o q é mesmo o zodíaco?

Chama-se de zodíaco (do latim zōdiacus, “círculo de animais”) o conjunto de constelações ao longo da eclíptica (o caminho aparente percorrido pelo Sol durante o ano. As divisões do zodíaco representam constelações na astronomia e signos na astrologia.). As 13 constelações que compõem o zodíaco são: Aries (carneiro); Taurus (touro); Gemini (gêmeos); Cancer (caranguejo); Leo (leão); Virgo (virgem); Libra (balança); Scorpius (escorpião); Ophiuchus (serpentário); Sagittarius (sagitário, o arqueiro); Capricornus (capricórnio, a cabra do mar); Aquarius (aquário ou aguadeiro, o carregador de água) e Pisces (os peixes).

Pois é… existe uma constelação, q apesar de descoberta a mais de 3 mil anos, estava fora da elíptica zodiacal… a de Ophiuchus (Serpentário), cujo símbolo é um homem segurando uma serpente… Ou seja, as constelações acabam se mexendo no espaço… Nos dias de hj, a constelação de Ophiuchus já se aproximou, e se encontra entre Escopião e Sagitário…

Aonde eu quero chegar é nos signos do zodíaco… mas antes, uma curiosidade sobre as histórias q poderiam ter dado origem a lenda do signo de Serpentário…

Na mitologia grega, Ofiúco corresponde a Asclepio, filho do deus Apolo e da mortal Corônides. Desenvolveu grande habilidade na medicina e acreditava-se que tinha poder de ressuscitar os mortos. Ofendido, Hades pediu a Zeus que o matasse, por violar a ordem natural das coisas — e Zeus concordou. No entanto, como tributo a seu valor, decidiu colocá-lo no céu rodeado por uma serpente, símbolo da vida que se renova.A outra lenda que diz que Zodiark o esper mais poderoso já criado dominava o serpentario para usalo para o mal destruindo o universo,Zodiark foi criado pelos Deuses mas eles temeram seu poder,ele era o unico capaz de substitui-los.

Chegando na parte em q se consideram as mudanças nos signos, a tabela abaixo mostra as datas em que o Sol está realmente passando pelas constelações do Zodíaco, de acordo com os limites atuais das constelações e levando em consideração a correção da precessão (essas datas podem variar um dia, de ano a ano). Quando a precessão é levada em conta o seu signo pode mudar.

Veja na tabela abaixo o seu signo “real”.

Capricórnio – Jan 20 a Fev 16
Aquário – Fev 16 a Mar 11
Peixes – Mar 11 a Abr 18
Áries – Abr 18 a Mai 13
Touro – Mai 13 a Jun 21
Gêmeos – Jun 21 a Jul 20
Câncer – Jul 20 a Ago 10
Leão – Ago 10 a Set 16
Virgem – Set 16 a Out 30
Libra – Out 30 a Nov 23
Escorpião – Nov 23 a Nov 29
Ophiuchus – Nov 29 a Dez 17
Sagitário – Dez 17 a Jan 20

É claro q fiz esse post a nível de curiosidade, pois gosto desse assunto. E tb as pessoas não precisam levar isso em consideração, afinal, a constelação de Ophiuchus não estava na elíptica quando começou-se a levar em conta o zodíaco, então, isso não quer dizer q vc deva sentir q vc passa a ser de outro signo… além do q, várias pessoas acham características suas parecidas com o signo correspondente com a elíptica antiga, q só tem os 12 signos tradicionais… o q a deixa ainda mais original e aceita… então vai de cada um…

Eu conferi o meu e continuei sendo de Sagitário… e gostei disso… =)

Abraço!